
Zuby, um conhecido Rapper inglês, recentemente postou no Twitter, uma lista de proposições que se tornou viral:
«Vinte coisas que aprendi (ou, confirmei) à cerca da humanidade actual durante a “Pandemia”
1. Quase todas as pessoas preferem alinhar com a maioria do que alinhar com a verdade.
2. Grande parte da população tem tendências autoritárias, que se tornam aparentes nas condições apropriadas.
3. O medo de desaprovação social é tão grande como o medo da morte; e, muitas vezes, é maior.
4. A Propaganda continua a ser tão eficaz hoje como há 100 anos. A possibilidade quase ilimitada de acesso à informação não tornou as pessoas mais sábias.
5. Qualquer coisa (tudo) pode ser politizada pelos media, pelo governo e pelos que neles confiam.
6. A maioria dos políticos e as Megacorporações estão dispostos a sacrificar vidas humanas se isso servir os seus interesses políticos e financeiros.
7. As pessoas estão convencidas que os governos actuam sempre em prol do bem comum; mesmo as que geralmente são críticas do poder.
8. Depois de ter metido uma ideia errada na cabeça, a maioria das pessoas prefere investir no erro do que admitir que está errada.
9. Os cidadãos podem ser induzidos rápida e facilmente a alterar drasticamente o seu comportamento – para o melhor ou para o pior.
10. Quando estão suficientemente assustadas, as pessoas, não só aceitam o pior dos autoritarismos, como o exigem.
11. Aqueles que são descartados como “adeptos de teorias da conspiração” são geralmente os que se deram ao trabalho de estudar os assuntos e estão muito à frente da narrativa mainstream.
12. A maioria valoriza mais a protecção e a segurança do que a independência e a liberdade – mesmo quando a “segurança” não passa duma evidente ilusão.
13. A adaptação hedónica a uma nova situação ocorre com uma certa facilidade e, uma vez a inércia instalada, é difícil as pessoas voltarem ao normal.
14.Uma percentagem significativa da população adora ser subjugada.
15. “A Ciência”, tornou-se, para milhões de pessoas no ocidente uma pseudo religião secular. Esta religião nada tem a ver com a verdadeira ciência.
16. A maioria das pessoas preferem fingir que estão a “fazer o que está certo” do que realmente “fazer o que está certo”.
17. A política, os media, a “ciência” e a indústria de cuidados de saúde, estão profundamente corrompidos. Os cientistas e os médicos podem ser comprados tão facilmente como os políticos.
18. Se se der às pessoas um mínimo de conforto, elas nunca se vão revoltar. Se se lhes der dinheiro para gastar e entretenimento para se distraírem, é possível manter populações inteiras na maior docilidade enquanto se lhes tiram todos os seus direitos e liberdades,
19. Os cidadãos modernos são abertamente complacentes e muito pouco vigilantes quando se trata de defender os seus direitos e liberdades dos abusos do poder.
20. É mais fácil enganar uma pessoa do que a fazer ver que foi enganada. »
«20. É mais fácil enganar uma pessoa do que a fazer ver que foi enganada. »
Esta última frase, é do escritor norte-americano Mark Twain:
«É mais fácil enganar uma pessoa, do que convencê-la que foi enganada» 😉